domingo, 29 de janeiro de 2012

Do lazer à competição



Tudo começou há sete anos atras, tinha eu catorze anos estava à procura de um novo desporto acabadinho de sair do futebol e depois de ter feito um pouco de atletismo pelo meio. Comecei por fazer umas voltas ao domingo de manha com o meu pai em estrada mas depois em conversa surgiu o BTT, na altura ainda demorou a pegar o bichinho porque não tínhamos bicicleta e estava difícil, mas depois de começar não largamos mais. Passamos dos passeios à competição num ápice e quando demos por nos estávamos na grelha de partida para a primeira prova, era eu cadete de primeiro ano e novo neste desporto por isso tinha uma grande aprendizagem pela frente e assim foi prova a prova progredindo. Recordo-me perfeitamente da primeira vez em que fui ao pódio numa prova da Taça de Portugal, era algo que queria muito e nesse mesmo ano consegui a minha primeira medalha num Campeonato Nacional (bronze em 2007).
No ano seguinte nova categoria e o grau de dificuldade a aumentar mas já tinha uns anos de ciclismo nas pernas o que tornava as coisas mais simples, foi um ano complicado para mim porque tive muitas vezes doente incluindo no dia do Campeonato Nacional sendo obrigado a desistir mas no resto da época consegui aqui e ali fazer boas prestações com alguma regularidade.
2009 foi um ano marcante também porque ganhei pela primeira vez uma prova da Taça de Portugal, estive na discussão de todas as provas da Taça e foi o ano de estreia a representar Portugal em provas internacionais incluindo Campeonatos do Mundo e da Europa.
Em 2010 foi um ano ainda mais positivo que o anterior, consegui o título de Campeão Nacional e a tao desejada camisola, a Taça de Portugal também foi ganha pela primeira vez foi portanto um ano pleno de êxito.
O ano passado tinha mais um desafio, correr em elite e mais uma vez consegui um ano melhor que o anterior, ganhei a Taça de Portugal e duas das provas pontuáveis algo histórico para mim e ainda juntei mais uma camisola de Campeão Nacional ao meu palmarés.
Para este ano o ideal seria melhorar os resultados do ano passado mas isto cada vez é mais difícil mas estou a trabalhar para conseguir isso principalmente fora de Portugal.
Resta-me agradecer a todos os que estão comigo e estiveram em todos estes desafios e á actual equipa ASC\BikeZone.
Deixo o convite para visitarem e acompanharem as novidades no futuro em http://marioxco.blogspot.com/

Boas pedaladas, Mário Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário